CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E POTENCIAL DE BIOCONTROLE DE RIZOBACTÉRIAS DE FEIJÃO PRETO (PHASEOLUS DERASUS) CONTRA PATÓGENOS BACTERIANOS UM ESTUDO PRELIMINAR
Resumo
As rizobactérias são bactérias isoladas das raízes de diversas plantas, dentre quais o feijão. Elas podem promover o crescimento dos vegetais, e atuar no controle biológico de patógenos, pela produção de antibióticos e enzimas. Nesta pesquisa, bjetivou-se isolar, caracterizar bioquimicamente e analisar o potencial de biocontrole de rizobactéria isoladas do feijão preto, Phaseolus derasus, a patógenos bacterianos. Analisou-se também a produção de fitase e celulase pelos isolados. Para análises de biocontrole, utilizou-se a técnica de difusão em poços, contra alguns patógenos humanos e, como controle positivo de inibição dois antibióticos: eritromicina e cloranfenicol. Foram isolados cinco diferentes rizobactérias. Nenhum dos isolados apresentou potencial de biocontrole sobre os patógenos bacterianos humanos testados. Porém, o antimicrobiano cloranfenicol foi eficiente na inibição dos mesmos. Três dos isolados possuem a enzima celulase e uma, a enzima fitase, as quais podem vir a interagir e auxiliar no desenvolvimento da planta. Esta pesquisa preliminar forneceu dados bioquimicos importantes para a continuidade dos estudos relacionados ao biocontrole de isolados de plantas de importância econômica.
Palavras-chave: Inibição. Enzimas. Biotecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.