I NOITE DO PENSAMENTO LÍQUIDO: A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM SANTA CATARINA
Resumo
Nos últimos anos, o Brasil está recebendo imigrantes haitianos que fogem das condições adversas de seu país. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma atividade organizada pelos alunos da 6ª fase do curso de Psicologia da Unoesc de Videira (SC), em que o tema abordado foi Os Imigrantes Haitianos em Santa Catarina, especialmente em Videira. Os Direitos Humanos e fatores emocionais envolvidos no processo de adaptação dos imigrantes haitianos no Brasil, também foram abordados por especialistas convidados. A atividade contou com um relato de experiência de um haitiano, que salientou sobre a concentração dos haitianos nas áreas industriais, em que a oferta de emprego é mais abundantes e também sobre o seu processo de adaptação no município catarinense escolhido.
Palavras-chave: Haitianos. Imigração. Direitos Humanos.
Downloads
Referências
FERNANDES, Duval; MILESI, Rosita; FARIAS, Andressa. Do Haiti para o Brasil: o novo fluxo migratório. In: Cadernos de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania, v.6, n. 6 (2011). Brasília: Instituto Migrações e Direitos Humanos. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE). Número de trabalhadores imigrantes no Brasil dobra em cinco anos. São Paulo, 2016. ZYGMUNT, Bauman. Amor Líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.