EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
Resumo
O crescimento das organizações e um ambiente de mercado mais exigente surge a necessidade de estratégias que permitam superar os desafios apresentados pelo ambiente competitivo e alcançar as metas e objetivos almejados pela empresa e seus dirigentes. Essas estratégias servirão como norte para a tomada de decisões e delinearão o futuro da organização. Este artigo apresenta conceitos de administração estratégica e evolução do pensamento estratégico, analisando abordagens de cada autor e fazendo releitura cronológica necessária. Os conceitos foram confrontados e analisados visando a absorver a abordagem primária de cada qual dentro de seu contexto. Os autores estudados foram importantes para a evolução do pensamento estratégico, sendo eles Ansoff, Fayol, Certo e Peter, Mintzberg e Porter. As diferenças conceituais demonstram a própria evolução histórica do pensamento estratégico. Ao longo do tempo, o foco migrou do planejamento e resultados para a estratégia em si, fato que mudou o olhar da indústria do processo para a forma de competir no mercado. Entende-se que os autores citados foram fundamentais para a evolução e que uma combinação perfeita de perspectivas traria resultado diferenciado às organizações.
Palavras-Chave: Estratégia. Administração. Evolução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.