INCIDÊNCIA DE PARASITOS PRESENTES EM BRINQUEDOS DE CRECHES NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA NO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Objetivo: Buscou-se avaliar a incidência de parasitos presente em brinquedos de uma creche pública e outra privada de bairros distintos do município de Videira no Meio Oeste de Santa Catarina. Metodologia: foi utilizado um suab estéril que foi passado por toda a superfície do brinquedo e, então, adicionado em tubo cônico. No laboratório, o tubo foi submetido à agitação em vortex por 3 minutos e à centrifugação a 2500rpm por 5 minutos. Posteriormente, o sedimento foi analisado em lâmina microscópica no aumento de 100X e 400X. Resultados: Das 100 amostras analisadas, foi observada a presença de células epiteliais em todas; já nas amostras coletadas nos brinquedos da creche pública, 16% foram positivas para ácaros, e 2% para leveduras; e das coletadas na creche privada, foram encontradas, 8% de amostras positivas para ácaros e 2% para leveduras e bactérias, entretanto em relação aos parasitas, não se encontrou parasitos de importância médica em nenhuma amostra analisada. Conclusão: Apesar de não se encontrar parasitos de importância médica nos brinquedos das creches, observou-se a presença de outros micro-organismos, o que denota a importância de higienizar-se esses brinquedos, uma vez que os ácaros e leveduras também estão entre os micro-organismos causadores de
patologias. Estes dados podem contribuir para o conhecimento científico e ajudar a coordenação desses serviços para que possam encontrar meios de evitar a disseminação dos micro-organismos.
Palavras-chave: Creche. Crianças. Parasitos. Ácaros. Leveduras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.