DIAGNOSTICO DA EVOLUÇÃO DO E-COMMERCE NO BRASIL
Resumo
Com a internet e as novas tecnologias da informação, surgiu um novo tipo de empresa: a empresa virtual. Essas empresas perceberam que a conveniência em se oferecer uma compra on-line podia ser uma grande oportunidade. Apesar de muitos consumidores ainda terem receio de comprar pela internet, ou preferirem o contato físico com o produto ou ainda assistência de vendedores, esse tipo de mercado vem crescendo muito nos últimos anos e com isso, crescem também os problemas enfrentados com essa nova modalidade de comércio. O presente artigo apresenta uma análise bibliográfica através de pesquisas em autores que tratam do atual papel do e-commerce na internet e na vida das pessoas bem como isso tem mudado o cenário do comércio atual. Tem por objetivo demostrar a importância do e-commerce nos mais variados tipos de comércio e como isso vem mudando a forma de comprar das pessoas, bem como as vantagens e desvantagens desse tipo de comércio. Os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando facilidades e praticidades para seu dia-a-dia, o presente trabalho busca entender e discutir como as empresas trabalham para manter a segurança dos sites e principalmente dos clientes que buscam comprar nesse tipo de loja e precisam de confiança, privacidade e garantia desses estabelecimentos.Downloads
Referências
ANSELMO, Mariana. Guia de e-Commerce Para Lojistas Iniciantes. Ecomeercebrasil.com. 2014. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Guia-para-o-lojista-iniciante-E-Commerce-Brasil2.pdf. Acesso em: 20 dez. 2016.
COELHO, Lidiane da Silveira Coelho. O crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham: a identificação da oportunidade de melhoria em uma rede de comercio eletrônico na visão do cliente. Revista de Administração do UNISAL. 2013. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article/view/235. Acesso em: 01 maio 2016.
FERREIRA, Fernando Nicolau Freitas. ARAÚJO, Márcio Tadeu de. Política de segurança da Informação. 2006. Ed. Ciência Moderna.
G1,E-commerce cresce 11% em 2016; vendas do Natal sobem 3,8%.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/e-commerce-cresce-11-em-2016-vendas-do-natal-sobem-38.ghtml. Acesso em: 15 março. 2017.
FLORINDO, Rafael Alves. SEGURANÇA EM COMÉRCIO ELETRÔNICO. ESPWEB. 2008. Disponível em: http://www.espweb.uem.br/site/files/tcc/2006/Rafael%20Alves%20Florindo%20-%20Seguranca%20em%20Comercio%20Eletronico.pdf. Acesso em: 15 novembro. 2016.
FRANKLIN, Willian. Gestão de estoque: Como fazer no e-commerce? Moip.com.br. 2016. Disponível em: https://moip.com.br/blog/gestao-de-estoque-e-commerce/. Acesso em: 20 dezembro. 2016.
MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. e-commerce: origem, desenvolvimento e perspectivas. Monografia apresentada ao Departamento de Ciências Econômicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS. 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/78391/000899483.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 maio 2015.
NASCIMENTO, André Ribeiro do Nascimento. e-commerce: O melhor caminho no mercado atual. Trabalho de Conclusão de Curso de Administração e Marketing. Centro Universitário Eurípides de Marília. 2009. Marília – SP. Disponível em: http://aberto.univem.edu.br/bitstream/handle/11077/496/E-commerce%3A%20O%20Melhor%20Caminho%20no%20Mercado%20Atual.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 nov. 2016.
VALLE, Alberto. Logística no e-commerce – Uma etapa que não pode ser negligenciada. Guiadeecomerce.com. 2010. Disponível em: http://www.guiadeecommerce.com.br/logistica-no-ecommerce/. Acesso em: 20 novembro. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.