JOVENS INGRESSANDO NO MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÃO E EXPECTATIVA DE JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA (SC)
Resumo
O trabalho objetivou conhecer e analisar o novo trabalhador, seu perfil, expectativas e perspectivas do futuro em relação ao trabalho, por meio de um questionário próprio aplicado em duas escolas públicas do ensino médio e uma escola técnica do município. Nas escolas de ensino médio, a maioria dos alunos possuem de 16 a 18 anos e são do sexo feminino. Já na escola técnica a idade varia a partir de 16 anos, com maior predominância do sexo masculino. Em ambas as escolas, os alunos desejam continuar os estudos ingressando em cursos de nível superior. Sobre trabalho, os menores de 18 anos apontaram como dificuldade, a legislação vigente e a crise econômica. Uma parcela significativa não teve dificuldade para buscar o primeiro emprego e o trabalho tem correspondido às expectativas. Quanto ao futuro, nas escolas de ensino médio, os alunos pretendem ter o próprio negócio, enquanto na escola técnica, preferem continuar na carreira iniciada. Como sugestão, sugere-se a continuidade do estudo e a divulgação dos resultados para as escolas interessadas e para os empresários.
Palavras-chave: Jovens. Trabalho. Perspectivas.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: Como transformar os gerentes em gestores de pessoas. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 5a. ed., São Paulo: Atlas, 2003.
CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. São Paulo: Mapa Fiscal, 1989.
CORTELLA, M. S.; DIMENSTEIN, G. A Era da Curadoria: O que importa é saber o que importa. Campinas: Papirus 7 Mares, 2015.
DAVIS, Keith. Comportamento Humano no Trabalho. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001.
DUARTE, G. Dicionário de Administração. Edição Digital. KindleBookBr, 2011.
GRAYLING, A. C. A Arte de Questionar – A filosofia do dia a dia. São Paulo: Fundamento, 2014.
HILSDORF, C. Atitudes empreendedoras: Como transformar sonhos em realidade e fazer seu projeto de vida acontecer. São Paulo: Portfolio Penguin, 2015.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Indicadores, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2009 Brasília, set. 2010. Disponível em: Acesso em: 30 mai. 2016.
LOBOS, J. Teorias sobre a motivação no trabalho. Rev. Adm. Empres. vol.15 no. 2. São Paulo, mar. /abr. 1975. Disponível em: Acesso em: 27 jun. 2016.
MAYO, A. O valor humano da empresa. São Paulo: Prentice Hall, 2003. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em:. Acesso em: 23 mai. 2016.
SANTARÉM, R. Precisa-se (de) Ser Humano: Valores Humanos: Educação e Gestão. Petrópolis: Vozes, 2016.
WOOD, T. Jr, PICARELLI, V. F. Remuneração e Carreira por Habilidades e por Competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. 3a. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.