COMPORTAMENTO E EVOLUÇÃO DOS EMPREGOS FORMAIS NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC NO PERÍODO DE 2010 A 2015

Autores

Resumo

O acompanhamento do mercado de trabalho é uma tarefa que envolve o entendimento da dinâmica da economia já que o número de empregados reflete diretamente as circunstâncias básicas quanto às expectativas advindas de momentos de aceleração, de estagnação ou de desaceleração de seus indicadores. Este estudo propõe-se a apresentar e analisar a evolução e o comportamento dos empregos formais registrados no município de Videira (SC) entre os anos de 2010 a 2015, concentrando a análise comparativa entre os percentuais observados por tipo de movimentação e por setor de atividade econômica no período. Tratam-se de dados oficiais obtidos através de consulta ao Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados revelam que, no período 2010 a 2015, registrou-se um saldo positivo de 1.807 postos de trabalho, contudo, este saldo apresentou tendência de queda no ano de 2015, refletindo os aspectos da retração na economia nacional constantemente divulgados na imprensa, também observados no município analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Bondicz, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor e pesquisador

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php. Acesso em: 01 mar. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo:

Atlas, 2010.

SILVA, Adelphino Teixeira da. Iniciação à Economia. São Paulo: Atlas,

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Bondicz, L. C. (2016). COMPORTAMENTO E EVOLUÇÃO DOS EMPREGOS FORMAIS NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC NO PERÍODO DE 2010 A 2015. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 1, e12480. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/12480

Edição

Seção

ACH Artigos