ANALISE DOS TRÊS PRINCIPAIS JOGOS ELETRÔNICOS UTILIZADOS PARA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA APAE DE VIDEIRA
Resumo
O presente trabalho discorre sobre a análise dos três principais jogos eletrônicos utilizados na APAE de Videira para deficiência intelectual. Inicialmente foram analisados todos os jogos eletrônicos encontrados e depois selecionados os três principais que são o ABC Sebran, Boardmaker Speaking Dynamically Pro e o Gcompris. O ABC Sebran é um software que visa a familiarização de letras e números de forma colorida e sonora, tem diversas atividades envolvendo matemática, português entre outras disciplinas.O Boardmaker Speaking Dynamically Pro é um programa desenvolvido para a criação de pranchas de comunicação diferenciada, que conta com uma biblioteca de símbolos e ferramentas que permite a criação do jogo conforme a necessidade educacional. O Gcompris é um software educativo com vários módulos que busca auxiliar no desenvolvimento do raciocínio e conhecimento da criança. Foram, então, selecionados alunos com Autismo, Paralisia Cerebral e Síndrome de Down, que realizam atividades no laboratório de informática e criado uma entrevista estruturada que aborda diversos elementos para ser aplicado aos professores desses alunos, e após gerados gráficos com os resultados visíveis da atuação dos jogos no processo de ensino aprendizagem.
Palavras - chave: Jogos Eletrônicos. Deficiência Intelectual. Autismo. Paralisia Cerebral. Síndrome de Down.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Organização, sistemas e métodos. V.1, São Paulo: McGraw-Hill, 1990.
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 1991.
DOMINGOS, Jailson.(2008) Jogos didáticos e o desenvolvimento do raciocinio geométrico. Disponível em: <http://www.webartigos.com>. Acesso em: 25 de Outubro de 2015.
FERNANDEZ, Alícia. Os idiomas do aprendente. Porto Alegre: Artmed, 2011.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13. Editora. São Paulo, 2002.
RODRÍGUEZ, C. G. Educação Física Infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2008.
STEMBERG, J. R. (2000). Psicologia Cognitiva. (M. R. B. Osório, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem.São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.