EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Sidnei Grígolo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Wagner Correa Ribeiro Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho tem como tema ressaltar a importância da educação financeira na universidade. Seu objetivo foi evidenciar como aspectos culturais e sociais podem contribuir para a efetividade da proposta. A base teórica esteve relacionada a fatos históricos, antropológicos, psicológicos, políticos e econômicos do Brasil. Também foi levantado o perfil financeiro do brasileiro, estruturado através de pesquisa exploratória, por questionário e foram confrontados os dados bibliográficos, com todos os acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Campus Videira, na área das Ciências das Humanidades. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os acadêmicos sofrem negativamente a influência do contexto cultural para com suas finanças. Por tratar-se de assunto complexo, ainda demanda aprofundamento de estudo, contudo, entende-se que é necessário um maior conhecimento sobre a ótica da educação financeira, visando à formação mais estruturada do aluno para o mercado financeiro e de trabalho, demonstrando e revelando o papel importante da universidade.
Palavras-chave: Educação financeira. Cultura. Acadêmicos. Finanças pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Grígolo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor, Mestre em Administração pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Blumenau-SC (2014). Especialista em Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc ? Videira (1998), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc - Videira (1996). Professor titular da UNOESC - Campus de Videira dos cursos de graduação de Administração e afins. Diretor de Pesquisa, pós Graduação e extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de Videira (2015 - atual). Coordenador do curso de administração (2013 ? 2015) Na Unoesc, campus de Videira. Coordenador de projetos e pesquisa (2004 - 2011). Membro do núcleo docente estruturante do curso de administração. Membro do Conselho de Gestão da Universidade. Consultor de empresas nas áreas administrativas/organizacionais e RH. Auditor interno da norma ISO9001.Professor de Pós-graduação.

Wagner Correa Ribeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em administração pela Unoesc

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Grígolo, S., & Ribeiro, W. C. (2016). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA UNIVERSIDADE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 1, e12043. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/12043

Edição

Seção

ACH Artigos