A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE FABRIL

Autores

  • Volmiro de Oliveira Marques Junior
  • Eliane Fátima Strapazzon Beduschi UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

O presente trabalho analisou a qualidade da comunicação organizacional no setor produtivo de uma indústria de grande porte, à partir do levantamento de informações e percepções dos colaboradores da área fabril. Na revisão da literatura buscou relacionar ganhos de produtividade com a qualidade da comunicação. O método de pesquisa para o levantamento de dados foi a observação, entrevistas não roteirizadas e subsequente criação de quesitonário à ser aplicado entre os colaboradores do setor de produção. A abordagem escolhida foi a qualitativa. Foram aplicados um total de 58 questionários com perguntas que abordaram assuntos pertinentes à comunicação intersetorial e intrasetorial, objetivando descobrir, sob a perspectiva dos respondentes, onde aconteciam falhas, ruídos ou momentos em que a comunicação simplesmente não acontecia. Entre os resultados encontrados, observou-se diferentes níveis de insatisfação em relação ao nível e quantidade de informações advindas dos setores tático e estratégico da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

de Oliveira Marques Junior, V., & Beduschi, E. F. S. (2022). A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE FABRIL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e30483. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/30483

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos