PROGRAMA DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM): A VISÃO DE SUPERMERCADISTAS

Autores

  • Giovani Reck
  • Renan Junior Filimbert
  • ANDRESSA MICHELS UNOESC
  • Pedro Watte
  • Valmir Roque Sott

Resumo

O CRM busca por meios mais eficazes e integrados para atender, reconhecer e cuidar dos clientes, em tempo real e transformar esses dados em informações para as empresas. Analisou-se a importância da implantação do CRM em supermercados da região Sul do país. É um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa envolvendo cinco supermercados, as respostas obtidas referentes ao questionário aplicado foram coletadas no mês de setembro de 2020. Os resultados evidenciam que todos os supermercados tiveram melhores resultados após a implantação da ferramenta, ambos tiveram uma boa quantidade de novos cadastros no quadro de clientes e nota-se que houve aumento na margem de contribuição e fluxo de caixa. Com a alavancagem dos termos citados anteriormente os gestores de cada empresa interrogada pretendem aumentar seu faturamento aproximadamente entre 7,5% a 10% em um tempo de cinco meses. As conclusões tiradas deste estudo respondem, de modo satisfatório aos objetivos do trabalho, pois foi possível notar o quão é vantajoso investir na captação de novos clientes e mais ainda na fidelização dos mesmos, se mantendo competitivo no mercado e garantindo a saúde financeira dos supermercados.

Palavras-chave: Marketing relacional. Supermercados. Gestão de relacionamento com cliente.

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Reck, G., Filimbert, R. J., MICHELS, A., Watte, P., & Sott, V. R. (2022). PROGRAMA DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM): A VISÃO DE SUPERMERCADISTAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e30486. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/30486

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos