EFEITO DO FERTILIZANTE FOLIAR SOBRE O GRAU DE SEVERIDADE DA FERRUGEM ASIÁTICA NA CULTURA DA SOJA (Glycine max (L.) Merrill)

Autores

  • Joziane Battiston Unoesc
  • Juliano Cesar Lago
  • Maicon Simon
  • Uriqui Gemelli
  • André Sordi
  • Alceu Cericato

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes variedades de soja com diferentes aplicações de fungicidas, como também, fungicidas associados ao fertilizante foliar para o controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi,) da soja. O experimento foi implantado na Linha Meneghetti, interior do município de Modelo – SC. As variedades de soja foram a Brasmax Lança RR® e a Brasmax Zeus RR®. As aplicações de fungicidas foram iniciadas  no estádio fonológico V4, repetindo-se em V8, R1, posteriormente 20 dias após e a última aplicação 14 dias passados desta realizada anteriormente. O experimento foi desenvolvido através do Delineamento Blocos Casualizados. Foi avaliada a severidade da ferrugem asiática, produtividade e o peso de mil grãos. Houve redução da severidade com o uso do fertilizante foliar Actilase ZM e a utilização de somente fungicidas. A utilização do fertilizante foliar Actilase ZM associado aos fungicidas, proporcionaram um maior rendimento de grãos, 2.833,77 kg/ha-1, para a cultivar Brasmax Zeus RR® e 2.676,42 kg/ha-1 para a cultivar Brasmax Lança RR®, quando comparado apenas com o uso de fungicidas, 2.797,42 kg/ha-1 para a cultivar Brasmax Zeus RR® e 2.598,25 kg/ha-1 para a cultivar Brasmax Lança RR®.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Battiston, J., Lago, J. C., Simon, M., Gemelli, U., Sordi, A., & Cericato, A. (2022). EFEITO DO FERTILIZANTE FOLIAR SOBRE O GRAU DE SEVERIDADE DA FERRUGEM ASIÁTICA NA CULTURA DA SOJA (Glycine max (L.) Merrill). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e32259. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/32259

Edição

Seção

Área das Ciências Agrárias – Artigos