Cuidando de quem cuida: um estudo sobre a saúde mental dos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS)
Resumo
A saúde mental dos servidores do SUS apresenta inúmeras nuances que precisam de cuidado. Para tanto, o estudo buscou compreender como se encontra a saúde mental dos mesmos e como isso influencia na qualidade do
atendimento. Participaram do estudo quatro servidores com idades entre 25 e 35 anos. Para a coleta foi utilizada a entrevista semiestruturada que posteriormente foi analisada a partir de uma Análise de Conteúdo. O estudo seguiu todos os princípios éticos de uma pesquisa. Os resultados sinalizam as dificuldades encontradas e desafios dos servidores, onde são confrontados diariamente com uma crescente demanda por conta dos atendimentos, muitas vezes em condições adversas e recursos limitados. O resultado dessa grande demanda de atendimentos é o nível significativo de estresse, esgotamento, ansiedade e depressão, algo que poderia ser prevenido através de uma boa relação e compromisso dos envolvidos, tantos os servidores quanto os pacientes.
Palavras chaves: Saúde Ocupacional; Servidores; Psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.