INTERVENÇÕES HUMANISTAS E A EXPRESSÃO INFANTIL: O CAMINHO DA LUDOTERAPIA

Autores

  • Kátia Polis UNOESC SÃO MIGUEL DO OESTE
  • André Marcos Gasparin

Resumo

Através da perspectiva humanista com base na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) utilizando de técnicas da Ludoterapia, tem como intuito, demonstrar o movimento terapêutico de Thomas, 8 anos, paciente da clínica escola de psicologia  no oeste de Santa Catarina, apresentando a experiência singular do paciente através de um ambiente acolhedor, visando a inclusão de suas condições, possibilidades e sua autonomia. O objetivo deste trabalho foi buscar compreender, a partir de um estudo de caso sob o enfoque dos instrumentos utilizados pelo paciente, a forma como o mesmo se expressa, a angústia com o externo  e a maneira como exterioriza dentro do contexto dos atendimentos, bem como, quais os fenômenos que comprometem sua saúde mental. O desenvolvimento deste trabalho tem o intuito de elucidar estratégias de intervenção sensíveis para as necessidades e possibilidades. Diante disso, fez-se necessário aprofundar na literatura sobre um olhar humanista, com base na Abordagem Centrada na Pessoa e a Ludoterapia, propondo-se a  trabalhar para além de diagnósticos patológicos, acolhendo e dando o suporte necessário para que paciente e estagiária possam caminhar juntos.

Downloads

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Polis, K., & Gasparin, A. M. (2024). INTERVENÇÕES HUMANISTAS E A EXPRESSÃO INFANTIL: O CAMINHO DA LUDOTERAPIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e36982 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/36982

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Resumos expandidos