HUMANISMO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE AUTOEXPRESSÃO EM CRIANÇAS
Resumo
A psicologia humanista, influenciada principalmente por Carl Rogers e Abraham Maslow, propõe uma abordagem focada no indivíduo, no potencial humano e na importância da experiência subjetiva. "O indivíduo possui uma tendência formativa inata que o leva a buscar realização e crescimento. Para que isso ocorra, é essencial que ele tenha liberdade para explorar sua experiência e criatividade em um ambiente de aceitação e compreensão." (Rogers, 1977, p. 55). Quando aplicada ao contexto infantil, a abordagem humanista oferece um ambiente de aceitação incondicional, empatia e autenticidade, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de autoexpressão nas crianças. Segundo Axline (1972), a ludoterapia de base humanista, por seu caráter não-diretivo e pela confiança na capacidade de desenvolvimento individual, possibilita que a criança se conecte com seus próprios sentimentos de maneira espontânea, no momento em que se sentir pronta e segura para isso. Dessa forma, esse modelo de ludoterapia se torna uma estratégia valiosa para permitir que a criança expresse os sentimentos que surgem em resposta às interações que vivencia, apoiando também seu processo de desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.