HUMANISMO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE AUTOEXPRESSÃO EM CRIANÇAS

Autores

  • Ana Paula da Silva Kopsel Unoesc São Miguel do Oeste
  • André Marcos Spiecker Gasparin

Resumo

A psicologia humanista, influenciada principalmente por Carl Rogers e Abraham Maslow, propõe uma abordagem focada no indivíduo, no potencial humano e na importância da experiência subjetiva. "O indivíduo possui uma tendência formativa inata que o leva a buscar realização e crescimento. Para que isso ocorra, é essencial que ele tenha liberdade para explorar sua experiência e criatividade em um ambiente de aceitação e compreensão." (Rogers, 1977, p. 55). Quando aplicada ao contexto infantil, a abordagem humanista oferece um ambiente de aceitação incondicional, empatia e autenticidade, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de autoexpressão nas crianças. Segundo Axline (1972), a ludoterapia de base humanista, por seu caráter não-diretivo e pela confiança na capacidade de desenvolvimento individual, possibilita que a criança se conecte com seus próprios sentimentos de maneira espontânea, no momento em que se sentir pronta e segura para isso. Dessa forma, esse modelo de ludoterapia se torna uma estratégia valiosa para permitir que a criança expresse os sentimentos que surgem em resposta às interações que vivencia, apoiando também seu processo de desenvolvimento.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

da Silva Kopsel, A. P., & Spiecker Gasparin, A. M. (2024). HUMANISMO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE AUTOEXPRESSÃO EM CRIANÇAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e36740 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/36740

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos expandidos