OLHAR PARA ALÉM DA CLÍNICA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
O desenvolvimento infantil e adolescente é influenciado por múltiplos fatores, ocorre de forma linear, sendo um processo dinâmico. A adolescência, fase de transição, é caracterizada por mudanças significativas, exigindo adaptação a novos papéis sociais. A escola desempenha um papel crucial não só no ensino acadêmico, mas também no desenvolvimento social e emocional dos estudantes, influenciando a formação de identidade. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica dos pontos importantes que visam as possibilidades e necessidades da psicologia escolar, que vai além da abordagem clínica. A falta de profissionais e a sobrecarga de docentes dificultam a atenção individualizada. A atuação do psicólogo escolar, com um olhar crítico e atento às condições socioeconômicas dos alunos, pode transformar realidades de exclusão e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; infância; adolescência; psicologia escolar, inclusão, educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.