OLHAR PARA ALÉM DA CLÍNICA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Kathleen Greski dos Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • André Marcos Spiecker Gasparin Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O desenvolvimento infantil e adolescente é influenciado por múltiplos fatores, ocorre de forma linear, sendo um processo dinâmico. A adolescência, fase de transição, é caracterizada por mudanças significativas, exigindo adaptação a novos papéis sociais. A escola desempenha um papel crucial não só no ensino acadêmico, mas também no desenvolvimento social e emocional dos estudantes, influenciando a formação de identidade. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica dos pontos importantes que visam as possibilidades e necessidades da psicologia escolar, que vai além da abordagem clínica. A falta de profissionais e a sobrecarga de docentes dificultam a atenção individualizada. A atuação do psicólogo escolar, com um olhar crítico e atento às condições socioeconômicas dos alunos, pode transformar realidades de exclusão e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; infância; adolescência; psicologia escolar, inclusão, educação.     

Downloads

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Greski dos Reis, K., & Spiecker Gasparin, A. M. (2024). OLHAR PARA ALÉM DA CLÍNICA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e36619. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/36619

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Artigos