AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA TRATADA E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS EM UM MUNICÍPIO DO EXTREMO OESTE CATARINENSE
Resumo
O acesso à água potável em qualidade e quantidade suficientes para o consumo humano é de grande importância para a saúde pública, pois pode ser um veículo de doenças causadas pela ingestão de água contaminada por microrganismos patogênicos. Assim, esse estudo teve como objetivo relacionar a qualidade da água tratada com a opinião dos consumidores, abordando as análises realizadas por um sistema de abastecimento de água de uma cidade com 2 382 habitantes. O instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicação de um questionário a 331 pessoas e os resultados das análises da água de um sistema de abastecimento no período de um ano. Após a obtenção dos dados, estes foram tabulados e processados no software Microsoft Excel 2010. Os resultados dos relatórios das análises de água realizada pela empresa de abastecimento demonstraram que das 310 amostras anuais, apenas 2,3 % estava fora dos padrões permissíveis segundo a legislação. Com relação a percepção dos usuários sobre a qualidade da água tratada, pode-se perceber que destes, apenas 37,1% utilizavam água do sistema de abastecimento e a maioria dos consumidores (40,4%) avaliam esta água com gosto e odor de cloro muitos fortes. De modo geral, apesar do cloro ser um problema para os consumidores e que afeta diretamente na sua percepção quanto à qualidade dessas águas tratadas, com este estudo, foi possível concluir que a ocorrência de alterações na qualidade dessas águas são pouco frequentes, pois há um constante monitoramento, o que garante a qualidade da água tratada provenientes das estações de tratamento.
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