A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
A organização eficaz do espaço e do tempo é a base para construir um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento integral dos educandos. Ainda, caracterizam-se de extrema importância, o modo como experimentamos o espaço e o tempo para nossa constituição como sujeitos sociais e a maneira como nos relacionamos. Objetivou-se com esse relatório compreender o processo da organização do espaço e do tempo na aprendizagem, como possibilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento das crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Como resultados atingidos destaca-se que foi de fundamental importância entender acerca da organização do espaço e do tempo sobre o processo de aprendizagem, analisando o contexto da organização no desenvolvimento das múltiplas habilidades e o papel do educador na organização desses espaços. Conclui-se que um espaço pensado e organizado é capaz de desenvolver múltiplas habilidades e sensações, considerando sua riqueza e diversidade, desafiar e possibilitar às crianças suas próprias escolhas, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento de autonomia. A organização do espaço possibilita às crianças participarem ativamente, ampliando o universo cultural e conceitual, fundamentais na constituição de sujeitos. Evidenciou-se que o desenvolvimento das crianças é uma das principais referências na organização do espaço e do tempo no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Organização do espaço e do tempo. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Aprendizagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.