A LITERATURA NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA

Autores

  • Celiane Venzo
  • Carmen Angela Lazarotto UNOESC
  • Giovana Maria Di Domenico Silva

Resumo

A literatura pode ser uma ferramenta poderosa para a educação, contribuindo de forma significativa no desenvolvimento integral dos alunos, bem como, para o seu conhecimento de mundo. Objetivou-se com este estudo compreender as contribuições da literatura no processo de construção da leitura e escrita das crianças, de forma prazerosa, desenvolvendo imaginação, emoções e sentimentos. Para tanto adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa bibliográfica. Os principais autores pesquisados foram: Arribas, Coelho, Saraiva e Silva. Como resultados atingidos destaca-se que a literatura contribui de forma significativa para a construção da escrita e leitura dos alunos, bem como, promove o desenvolvimento de forma integral. Diante disso, observa-se a importância da literatura ser trabalhada pelo professor de diferentes formas, para obter resultados mais significativos, garantindo assim o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se que é de suma importância trabalhar a literatura de diferentes formas, fazendo uso dos mais diversos gêneros que a compõe. Este trabalho deve ocorrer de forma prazerosa, o que propiciará ao estudante concentração, criatividade, imaginação, possibilitando melhores condições de construção da escrita e da leitura, além de favorecer a leitura de mundo, através de novas descobertas e estímulos que a literatura oferece. Desta forma, o professor contribuirá para desenvolvimento pessoal e  educacional do aluno de forma significativa.

Palavras-chave: Literatura. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Escrita e leitura. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

Venzo, C., Lazarotto, C. A., & Di Domenico Silva, G. M. (2024). A LITERATURA NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e36087. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/36087

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos