A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Pâmela Brixius Lazzarini
  • Carmen Angela Lazarotto UNOESC
  • Giovana Maria Di Domenico Silva

Resumo

A compreensão profunda da influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem revela-se fundamental para promover um ambiente escolar enriquecedor e eficaz. Objetivou-se com esse estudo apurar a influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem, visando compreender como as emoções dos educadores e dos estudantes impactam o desempenho escolar. Para tanto adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, buscando explicar e responder problemas sob uma dimensão teórica, apresentando uma importância fundamental às atividades acadêmicas. Os principais autores pesquisados foram: Fonseca, Hobbes, Locke, Vygotsky, Wallon e Zins. Conclui-se que as emoções desempenham um papel crucial na aprendizagem, com emoções positivas incentivando a curiosidade e a exploração, enquanto emoções negativas podem prejudicar a concentração e a assimilação de novos conhecimentos. Também, que ambientes escolares emocionalmente seguros foram identificados como essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Por fim, afirma-se que compreender e integrar as emoções nas estratégias pedagógicas é essencial para promover um ambiente de aprendizagem eficaz e acolhedor, refletindo positivamente no desempenho escolar, no bem-estar e no desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Palavras-chave: Emoções. Processo de ensino e aprendizagem. Desenvolvimento socioemocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

Brixius Lazzarini, P., Lazarotto, C. A., & Di Domenico Silva, G. M. (2024). A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e36086. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/36086

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos