MUSICALIZAÇÃO E AS RELAÇOES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Vanise Capellaro Campana
  • Carmen Angela Lazarotto UNOESC
  • Giovana Maria Di Domenico Silva

Resumo

A musicalização precisa ser compreendida como ferramenta pedagógica importante no processo de ensino e aprendizagem das crianças. A partir deste estudo objetivou-se entender quais contribuições a musicalização proporciona às crianças no processo de ensino-aprendizagem e nas relações interpessoais. Portanto, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, buscando explicar e responder problemas dentro de uma dimensão teórica de base bibliográfica. A partir da pesquisa conclui-se que a musicalização, quando trabalhada com intencionalidade pedagógica, proporciona o desenvolvimento de conexões que ligam os conteúdos, por meio da interdisciplinaridade e da transversalidade no ambiente escolar, facilitando a comunicação das linguagens e ampliando as relações interpessoais, de maneira a favorecer o aprendizado das crianças. Outrossim, que a musicalização é essencial para a prática pedagógica pois, por meio dela, as crianças usufruem da ludicidade e desenvolvem-se intelectual e emocionalmente, aprendendo a expressar suas opiniões, conhecimentos e sentimentos, melhorando de maneira significativa as relações interpessoais. Ao vivenciar as atividades musicais, as crianças despertam sensibilidades e compreensões por meio da descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos.

Palavras-chave: Musicalização. Relações interpessoais. Processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Capellaro Campana, V., Lazarotto, C. A., & Di Domenico Silva, G. M. (2024). MUSICALIZAÇÃO E AS RELAÇOES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e35439. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/35439

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos