MUSICALIZAÇÃO E AS RELAÇOES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
A musicalização precisa ser compreendida como ferramenta pedagógica importante no processo de ensino e aprendizagem das crianças. A partir deste estudo objetivou-se entender quais contribuições a musicalização proporciona às crianças no processo de ensino-aprendizagem e nas relações interpessoais. Portanto, adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, buscando explicar e responder problemas dentro de uma dimensão teórica de base bibliográfica. A partir da pesquisa conclui-se que a musicalização, quando trabalhada com intencionalidade pedagógica, proporciona o desenvolvimento de conexões que ligam os conteúdos, por meio da interdisciplinaridade e da transversalidade no ambiente escolar, facilitando a comunicação das linguagens e ampliando as relações interpessoais, de maneira a favorecer o aprendizado das crianças. Outrossim, que a musicalização é essencial para a prática pedagógica pois, por meio dela, as crianças usufruem da ludicidade e desenvolvem-se intelectual e emocionalmente, aprendendo a expressar suas opiniões, conhecimentos e sentimentos, melhorando de maneira significativa as relações interpessoais. Ao vivenciar as atividades musicais, as crianças despertam sensibilidades e compreensões por meio da descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos.
Palavras-chave: Musicalização. Relações interpessoais. Processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.