LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DAS CRIANÇAS
Resumo
A ludicidade é considerada uma ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem, pois por meio da brincadeira possibilita-se à criança conhecer, atuar e transformar o mundo que a cerca. Objetivou-se com esse estudo refletir a importância da ludicidade, como possibilitadora do desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor destacando sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica. Como resultados atingidos destaca-se a importância de entender acerca da ludicidade, identificando seus benefícios para promoção e vivências de aprendizagens nas práticas pedagógicas. Conclui-se que a ludicidade, na forma de jogos e brincadeiras, é potencializadora de aprendizagens. No aspecto afetivo, a partir do lúdico, as crianças exploram suas emoções, expressam seus sentimentos, resolvem conflitos e empatia, desenvolvendo suas habilidades sociais, fortalecendo seus vínculos com os colegas e professores, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso e prazeroso. No campo cognitivo, estimula a criatividade, a imaginação, resolução de problemas, pensamentos críticos, o desenvolvimento da linguagem, a capacidade de planejar e a concentração, fundamental para o aprendizado. No aspecto psicomotor, contribui para o desenvolvimento físico das crianças, melhorando a coordenação motora, o equilíbrio e a destreza, ajudando-a no desenvolvimento da consciência corporal.
Palavras-chave: Ludicidade. Desenvolvimento infantil. Educação infantil. Anos iniciais.
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