REFLETINDO A INCLUSÃO SOCIAL NO ESPAÇO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS
Resumo
A inclusão social no espaço educativo é um tema de relevância cada vez maior no contexto educacional contemporâneo. Objetivou-se com essa pesquisa compreender as possibilidades da escola desenvolver o processo de inclusão social a partir do processo de ensino e aprendizagem, colaborando com a formação dos educandos. Para tanto realizou-se pesquisa qualitativa, bibliográfica. Como resultados da pesquisa, destaca-se o conhecimento da história e políticas públicas satisfatórias para a inclusão social, enfatizando os laços de solidariedade humana e tolerância recíproca entre os educandos. Também as possibilidades de contemplar no currículo escolar a inclusão, problematizando e discutindo a construção de ideias coletivas que visam estabelecer uma visão de mundo e comportar-se de forma sensível no espaço escolar. Identificou-se os valores, crenças, culturas e hierarquizações presentes no contexto escolar em relação à inclusão, bem como discutiu-se os efeitos da falta dessa inclusão nas práticas educativas. Destaca-se as possibilidades da educação intercultural na promoção da inclusão social e o papel dos professores a partir do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a garantia de uma educação inclusiva, que acolha e valorize a diversidade, é um elemento essencial na formação dos educandos e que a busca por estratégias e práticas pedagógicas inclusivas torna-se imperativa para a construção de um ambiente escolar que respeite as diferenças individuais, proporcione igualdade de oportunidades e promova a inclusão social de todos os estudantes.
Palavras-chave: Inclusão social. Educação intercultural. Espaço educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.