A RELAÇÃO DO PROFESSOR E DOS ALUNOS COM OS LIVROS NA ERA DIGITAL
Resumo
Diante das transformações tecnológicas e mudança nos hábitos de consumo e interação com a informação, é fundamental entender como essa realidade afeta a maneira como os alunos se relacionam com a leitura e como os professores podem aprimorar essa interação em meio à tecnologia. Portanto, objetivou-se com esse estudo, compreender a relação dos professores e dos alunos com os livros físicos na era digital, analisando alternativas didático-metodológicas para que o hábito da leitura se efetive. Adotou-se, como procedimentos metodológicos, a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Como resultados atingidos destaca-se, uma maior compreensão da importância da literatura na formação dos alunos, suas influências dentro e fora da escola, e os desafios enfrentados pelos professores ao trabalhar com a literatura na era digital e as condutas que combinam o uso de tecnologias e livros impressos para a prática da leitura, bem como a relevância da contação de histórias na formação do aluno leitor. Conclui-se com o estudo que a literatura na era digital tem influenciado a forma como os alunos se relacionam com os livros impressos e outros tipos de textos, exigindo dos educadores a superação de desafios globalizados e a compreensão do quanto é fundamental que estejam atentos à necessidade da leitura na formação dos alunos para que promovam suporte de acesso a materiais de qualidade. Haja vista que a apresentação de livros impressos na era digital, aliada ao uso de recursos tecnológicos, pode contribuir significativamente para a formação dos alunos como leitores ativos e críticos.
Palavras-chave: Literatura. Livros. Tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.