A INFLUÊNCIA DA OBESIDADE NOS PARÂMETROS CARDIOMETABÓLICOS: UMA ANÁLISE ABRANGENTE
Resumo
A obesidade é um problema de saúde pública global que aumenta o risco de desenvolver uma série de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, DM2, câncer e doenças respiratórias. Este estudo transversal investigou a influência da obesidade e do sobrepeso em diversos parâmetros cardiometabólicos, incluindo pressão arterial, perfil lipídico, glicemia, insulina e resistência à insulina. A pesquisa envolveu 169 participantes, divididos em três grupos: peso normal (24), sobrepeso (16) e obesos (129).
Os resultados demonstraram que os indivíduos obesos e com sobrepeso apresentaram valores significativamente maiores para a maioria dos parâmetros cardiometabólicos avaliados, incluindo PAS, PAD, circunferência abdominal, IMC, triglicerídeos, colesterol total, LDL, glicose, insulina, HbA1c e HOMA-IR. Em contraste, os níveis de HDLconsiderado o "colesterol bom", foram significativamente menores nos grupos de obesos e com sobrepeso.
Esses achados reforçam a forte associação entre obesidade e o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas. O excesso de peso corporal, especialmente o acúmulo de gordura visceral, leva a um estado inflamatório crônico de baixo grau, resistência à insulina, dislipidemia e hipertensão arterial, aumentando o risco de eventos cardiovasculares adversos, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. A perda de peso, por meio de mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios físicos, é crucial para melhorar os parâmetros cardiometabólicos e reduzir o risco de complicações de saúde em indivíduos obesos e com sobrepeso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.