RELAÇÃO ENTRE A EXPOSIÇÃO AO CHUMBO E MARCADORES INFLAMATÓRIOS E HEMATOLÓGICOS
Resumo
A exposição ao chumbo, tem sido associada a diversos efeitos deletérios à saúde humana, incluindo alterações inflamatórias e hematológicas. Este estudo transversal investigou a relação entre a exposição a agrotóxicos, níveis de chumbo sérico e marcadores inflamatórios e hematológicos em trabalhadores rurais. A pesquisa, realizada com 44 participantes (21 expostos e 23 não expostos a agrotóxicos), revelou uma associação significativa entre a exposição a agrotóxicos, níveis elevados de chumbo sérico e alterações em marcadores inflamatórios e hematológicos.
Os resultados indicaram que o grupo exposto a agrotóxicos apresentou níveis significativamente mais altos de proteína C-reativa ultrassensível (PCR-us) em comparação ao grupo não exposto (0,39 ± 0,46 mg/dL vs. 0,16 ± 0,11 mg/dL, p=0,01). A PCR-us é um marcador inflamatório que tem sido associado a diversas doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares. O estudo sugere que a exposição ao chumbo presente nos agrotóxicos pode contribuir para o aumento da inflamação sistêmica, aumentando o risco de desenvolvimento dessas doenças.
Além disso, o grupo exposto a agrotóxicos apresentou uma redução significativa na contagem de plaquetas em comparação ao grupo não exposto (179.000 ± 43.000/mm³ vs. 253.000 ± 38.000/mm³, p=0,01). A redução da contagem de plaquetas pode aumentar o risco de sangramentos e está associada a diversas condições de saúde, incluindo doenças autoimunes e infecções. O estudo sugere que a exposição ao chumbo pode interferir na produção de plaquetas na medula óssea, levando à trombocitopenia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.