O SILÊNCIO DOLOROSO: DEPRESSÃO EM HOMENS NA MEIA IDADE

Autores

  • Alana dos Santos Wronski UNOESC São Miguel do Oeste
  • Matias Trevisol

Resumo

Este resumo aborda a depressão em homens na meia-idade e seus impactos através da psicanálise no processo terapêutico. Especificamente, busca-se compreender o impacto do diagnóstico de depressão nessa fase da vida. W, um homem de 43 anos, relata ter recebido recentemente o diagnóstico de depressão.

A depressão é caracterizada por tristeza profunda e prolongada, interferindo na capacidade de trabalhar, comer, dormir e realizar atividades diárias. Embora as causas da depressão sejam desconhecidas, fatores hereditários, alterações neuroquímicas e psicossociais são considerados. O tratamento geralmente envolve medicamentos e psicoterapia.

W expressou dificuldades em aceitar sua condição e a dependência de medicamentos. Freud (1925) destacou que a negação é um mecanismo de defesa, onde a pessoa prefere reprimir certas percepções. Anna Freud considerou a negação um mecanismo imaturo, que impede o enfrentamento da realidade. Durante a terapia, a associação livre foi usada, permitindo que W expressasse livremente seus pensamentos.

Compreendendo a importância dos medicamentos, W começa a perceber que o processo de aceitação poderia ser menos desafiador do que imaginava. Entendendo a depressão e como lidar com ela, W pôde iniciar um caminho de aceitação e perceber que sua identidade vai além do diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Como Citar

dos Santos Wronski, A., & Trevisol , M. (2024). O SILÊNCIO DOLOROSO: DEPRESSÃO EM HOMENS NA MEIA IDADE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e35260. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/35260

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos expandidos