A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA

Autores

  • Amanda Luiza Schneider UNOESC
  • Franciele da Costa

Resumo

Partindo do entendimento que a socialização constitui-se de um processo mediante qual o indivíduo adquire padrões de comportamento, crenças, normas, costumes e atitudes, Caminha, Caminha e Dutra (2017) apontam que as habilidades sociais podem ser compreendidas como comportamentos que possibilitam a comunicação entre os próprios indivíduos.

Logo, a infância possui um espaço imprescindível em tal processo de socialização e convívio na coletividade, uma vez que a criança sofre influências diretas do meio familiar, social e escolar, evidenciando a necessidade da aprendizagem das habilidades sociais mediante tais contextos (SILVA. 2018). A importância das habilidades sociais para a infância vem crescendo como foco de investigação por sua relevância na socialização, que conforme aponta Souza (2021) gera impacto na qualidade das relações interpessoais, na saúde, no desenvolvimento acadêmico, social e emocional da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Schneider, A. L., & da Costa, F. (2024). A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e35161. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/35161

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos expandidos