CÂNCER BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
Resumo
O presente artigo visa, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa, ressaltar sobre a importância da atuação do cirurgião-dentista na Atenção Primária, com enfoque em Câncer Bucal. Para tanto, foram realizadas buscas por artigos referentes ao tema nas bases de dados online, sendo elas o SciELo e Pubmed. Cabe lembrar que a Atenção Primária (APS) é onde acontece o primeiro contato do indivíduo com o Sistema de Saúde, visando a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde da comunidade, assegurando a universalidade. O cirurgião-dentista integra a equipe multidisciplinar, agindo nas intervenções bucais, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos pacientes, e garantindo o princípio de integralidade. Todavia, o papel do dentista na Estratégia de Saúde da Família (ESF) vai muito além de apenas realizar procedimentos rotineiros como restaurações; ele deve promover campanhas de conscientização e orientações sobre autoexame para diagnóstico e prevenção de câncer de boca. A conscientização se faz importante porque o câncer bucal aparece como uma doença de alta prevalência no Brasil, acometendo, principalemente, fumantes e etilistas acima de 40 anos, que recebem, geralmente, diagnosticados tardiamente pela falta de informação ou despreparo do profissional da área. Por isso, é imprescindível que os cirurgiões-dentistas
se atentem não somente aos dentes, mas a todos os tecidos bucais para um diagnóstico precoce e um prognóstico melhor da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.