ANÁLISE FÍSICA E QUÍMICA DE SUBSTRATOS: RELATO DE AULA PRÁTICA
Resumo
O substrato desempenha um papel fundamental no cultivo de mudas, está relacionado a diversos aspectos que influenciam o desenvolvimento, a produção e a qualidade. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as propriedades físicas e químicas dos substratos: Húmus de Minhoca, Húmus de Cogumelo e Composto Orgânico de Casca de Pinus. Em relação à análise física: água facilmente, porosidade total, espaço de aeração, densidade dos sólidos e granulometria e químicas: condutividade, potencial hidrogeniônico. O substrato Húmus de Minhoca apresentou menor pH e porosidade total, o
composto Casca Pinus menor densidade e condutividade comparada com os demais substratos. Em relação à água facilmente disponível, o substrato Húmus de Cogumelo é o que apontou maior umidade volumétrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.