AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE MICROESFERAS OCAS OU RESÍDUOS DE VIDRO NA PROPRIEDADE DE CONDUÇÃO TÉRMICA DE TINTAS ACRÍLICAS
Resumo
Os problemas relacionados com o aquecimento superficial são constantes em novas construções principalmente em paredes externas e telhados que sofrem com a incidência maior de variações térmicas. Diante disso, procurou-se investigar o ganho de propriedades térmicas por meio da adição de microesferas ocas de vidro ou resíduo de vidro em tintas acrílicas brancas de revestimento externo. O planejamento permitiu verificar os efeitos das microesferas ou dos resíduos nas tintas com percentagem de adição entre 5%, 13,5% e 20%. Os ensaios mostraram que a adição de microesferas ocas de vidro em tinta acrílica obteve os maiores resultados de ganho de propriedades térmicas. Já os ensaios com adição de resíduo de vidro obteve resultados similares aos da tinta térmica convencional. Os testes relacionados ao poder de cobertura de tinta seca também se mostraram favoráveis, uma vez que as adições desses materiais não tiveram influencia significativa para uma perda das propriedades de cobertura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.