AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA MADEIRA DURANTE INCINERAÇÃO: COMPARATIVO ENTRE ARAUCÁRIA AUGUSTIFOLIA, EUCALIPTO GRANDIS E PINUS TAEDA TRATADOS COM TINTA RETARDANTE DE CHAMAS
Resumo
Atualmente, com o uso ainda considerável da madeira e seus derivados em edificações, tem-se grande preocupação à riscos de incêndio. Assim, é necessário buscar meios e métodos capazes de auxiliar na redução das perdas materiais e humanas. As tintas com propriedades retardantes a chamas, possibilitam uma maior segurança ao usuário, despertando grandes interesses no ramo da construção civil. Este artigo tem como objetivo avaliar a perda de massa de madeiras, pós disposição a alta temperatura em forno mufla. Foram aplicados experimentos com corpos de prova padrão e corpos de prova com aplicação de diferentes demãos de tinta intumescente, em três espécies de madeira, Araucária, Eucalipto e Pinus. Do mesmo modo, teve também como objetivo determinar o teor de umidade das amostras sem tratamento de cada uma das espécies. Ainda, buscou-se apresentar a eficiência do tratamento da madeira com o uso da tinta retardante de chamas, avaliando o custo e seu benefício com aplicação de uma e duas demãos de tinta no retardo da degradação.
Palavras-Chave: Madeira, Tinta retardante de chamas, Prevenção de incêndio, Construção civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.