TINTAS ACRÍLICAS COM NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO COM ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E O EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA SOBRE AS PROPRIEDADES DO FILME
Resumo
Atualmente, o uso da nanotecnologia vem tendo um grande interesse científico e tecnológico para o desenvolvimento de aditivos antimicrobianos para produção de tintas para aplicação em diversos ambientes. As tintas com propriedades antimicrobianas proporcionam ao usuário uma maior segurança contra agente patogênicos que ocasionam doenças quando em contato com o ser humano. Assim, as nanopartículas de óxido de zinco vem atraindo a atenção de diversos pesquisadores por apresentar características antimicrobianas, com baixa toxicidade. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito antimicrobiano da tinta acrílica aditivadas com nanopartículas de óxido de zinco. As tintas acrílicas foram desenvolvidas com diferentes concentrações de nanopartículas de óxido de zinco, e posteriormente efetuado as caracterização microbiológicas. Para a avaliação das características físico químicas das tintas com nanopartículas de óxido de zinco foram utilizadas as técnicas calorimetria diferencial de varredura (DSC), microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo (FEG), espectroscopia de infravermelho por transformada (FTIR), difração de raios X (DRX), Absorção atômica (AA), reometria rotacional.
Keywords: Nanopartículas de óxido de zinco, propriedade antimicrobiana, tintas acrílicas.
E-mails - juniorfiori@gmail.com
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.