PROPOSTA DE PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DO CENTRO DE MULTIPLO USO EDGAR FROHLICH EM BANDEIRANTE/SC: APLICAÇÃO DE NORMAS DE ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo adequar uma edificação de uso público quanto às condições de acessibilidade e segurança contra incêndio. A edificação comunitária em estudo foi o Centro de Multiplo Uso Edgar Frohlich, localizado no município de Bandeirante/SC e utilizado para eventos comemorativos, assembleias, conferências de saúde, mostras escolares, reuniões, encontros festivos de idosos, aulas de dança e música. A necessidade deste projeto partiu da constatação, após visita à edificação, de que a mesma se encontrava em desconformidade com as Normas de Acessibilidade. Além disso, identificou-se que as normas referentes à Segurança Contra Incêndio (SCI) não estavam atendidas. Em resumo, a edificação não possuía rampa de acesso, vaga de estacionamento exclusiva PCD, banheiro exclusivo PCD, área de ventilação permanente (gás), sistema preventivo de incêndio e passeio público. E ainda, as portas de acesso aos banheiros possuíam somente 60cm de largura, inferior ao exigido por norma para passagem de cadeirante. Diante disto, o desafio foi buscar soluções para corrigir as irregularidades existentes, no intuito de proporcionar acessibilidade e segurança a todos os usuários, em especial os idosos e pessoas com mobilidade reduzida, podendo desfrutar das instalações de forma segura e inclusiva. Como resultado, produziu-se o projeto arquitetônico de reforma e adequação, os projetos complementares (hidrossanitário, elétrico, previsão estrutural e preventivo de incêndio), bem como os memoriais de cálculo e descritivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.