ARQUITETURA E AUTISMO

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Resumo

O autismo, conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e a interação social de um indivíduo. As características do autismo podem variar e se manifestarem em diferentes graus e intensidades para cada pessoa. Considerando que o espaço construído pode ter influência sobre o comportamento das pessoas, esta pesquisa teve o objetivo discutir como a arquitetura pode ser aliada no tratamento e conforto destes indivíduos. Neste contexto, a acessibilidade dos espaços é um dos aspectos mais relevantes. Além disso, muitas pessoas autistas possuem sensibilidade sensorial aumentada, por isso é importante criar ambientes com iluminação adequada, redução de ruídos, superfícies táteis amigáveis e cores suaves. Em espaços públicos, como parques, shoppings e escolas, as zonas de calma podem ser consideradas, pois fornecem locais tranquilos e seguros. A sinalização clara e consistente em edifícios e espaços públicos também é um importante fator para facilitar a orientação, incluindo placas de direção simples, cores específicas para diferentes áreas e uso de símbolos visuais ao invés de textos. Por fim, considerando as dificuldades na interação social, é importante proporcionar espaços de convívio que facilitem encontros sociais mais confortáveis e menos estressantes. Isso pode incluir áreas de espera com assentos confortáveis, espaços de reunião iluminados e projetados para evitar aglomerações excessivas.

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Biografia do Autor

Suélen Cristina Mazzardo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Especialista em Engenharia de Construção Civil e em Planejamento Urbano pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Vieira, F. A., & Mazzardo, S. C. (2024). ARQUITETURA E AUTISMO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 9, e34615. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/34615

Edição

Seção

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Resumos