TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE A (IN)CONSTITUCIONALIDADE NA TRIBUTAÇÃO DE PROVENTOS DISTRIBUÍDOS POR EMPRESAS AOS SEUS SÓCIOS E ACIONISTAS.
Resumo
A tributação de dividendos é tema recorrente no Brasil, possuindo diversos projetos de lei que abordam a implantação de um imposto sobre os lucros distribuídos pelas empresas aos seus sócios e acionistas. Todavia, o lucro já é tributado por meio do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, sendo que um novo imposto sobre o lucro poderia caracterizar uma inconstitucionalidade por meio do bis in idem ou da bitributação. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, por meio de dados, doutrinas e pesquisas para chegar ao resultado. Concluiu-se, portanto, que uma eventual tributação aos lucros distribuídos caracterizaria uma possibilidade dupla de inconstitucionalidade, seja por meio da vedação ao bis in idem ou vedação ao confisco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.