TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE A (IN)CONSTITUCIONALIDADE NA TRIBUTAÇÃO DE PROVENTOS DISTRIBUÍDOS POR EMPRESAS AOS SEUS SÓCIOS E ACIONISTAS.

Autores

  • Júilo Luiz Triches Berti Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Andrey Luiz Paterno

Resumo

A tributação de dividendos é tema recorrente no Brasil, possuindo diversos projetos de lei que abordam a implantação de um imposto sobre os lucros distribuídos pelas empresas aos seus sócios e acionistas. Todavia, o lucro já é tributado por meio do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, sendo que um novo imposto sobre o lucro poderia caracterizar uma inconstitucionalidade por meio do bis in idem ou da bitributação. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, por meio de dados, doutrinas e pesquisas para chegar ao resultado. Concluiu-se, portanto, que uma eventual tributação aos lucros distribuídos caracterizaria uma possibilidade dupla de inconstitucionalidade, seja por meio da vedação ao bis in idem ou vedação ao confisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Triches Berti, J. L., & Paterno, A. L. (2023). TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS: UMA ANÁLISE A (IN)CONSTITUCIONALIDADE NA TRIBUTAÇÃO DE PROVENTOS DISTRIBUÍDOS POR EMPRESAS AOS SEUS SÓCIOS E ACIONISTAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 8, e34377. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/34377

Edição

Seção

Área da Ciência Jurídica – Resumos