DIREITOS FUNDAMENTAIS INSERIDOS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Igor Airton de Souza Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Nédio Dariva Pires de Lima

Resumo

Os direitos fundamentais são certamente de grande valia para o cidadão,
sua evolução na história tem início em 1215 e com o passar do tempo seus
valores tornaram o que se tem vigente atualmente no artigo 6º e outros da
Consituição Federal de 1988. A educação de tais direitos tem impacto
fundamental na vida do cidadão, uma vez que, consegue vislumbrar seus
direitos e deveres e exercer a cidadania de fato. Para tanto, a
implementação como disciplina obrigatória no ensino médio em escolas
públicas torna-se uma ferramenta de suma importância, sendo que,
começa os trabalhos com o adolescente prestes a entrar na vida adulta e
assim exercer seu papel de cidadão na socidade, mas a questão é, o ensino
desses direitos tem impacto direto na educação do jovem? Em suma, em
questionário aplicado aos alunos do 1º ano e 3º ano do ensino médio da
Escola de Educação Básica de Paraíso, a totalidade das respostas foram
negativas, intensificando a necessidade de aplicação da disciplina em
formato obrigatório para esclarecimento sobre direitos e deveres.
Palavras-chave: direitos fundamentais, educação, constituição federal,
formação do cidadão, democrático, direito, pesquisa.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Airton de Souza, I., & Pires de Lima, N. D. (2023). DIREITOS FUNDAMENTAIS INSERIDOS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 8, e34291. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/34291

Edição

Seção

Área da Ciência Jurídica – Resumos