LEVANTAMENTO DE PLANTAS COM POTENCIAL TÓXICO UTILIZADAS NA ORNAMENTAÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SANTA CATARINA
Resumo
Levantamentos e catalogação de plantas ornamentais com potencial tóxico usadas na ornamentação de ambientes públicos possibilita tanto a prevenção de intoxicações como a auxiliar em melhores planejamentos paisagísticos de espaços públicos futuros. Assim, o objetivo deste projeto foi verificar a ocorrência de plantas com potencial tóxico utilizadas na ornamentação de praças públicas do município de São Miguel do Oeste-SC. De um total de dez praças ou espaços verdes públicos, duas praças não possuíam calçamento, arborização ou vegetação de ornamentação, e em uma praça e no espaço verde não foram encontradas plantas com potencial tóxico utilizada como ornamentação. Nas demais seis praças foram identificadas 17 espécies de plantas com potencial tóxico usados na ornamentação, distribuídas de forma aleatória entre as praças. As mais comumente encontrada foram a Cycas revoluta em quatro praças e a Chlorophytum comosum, a Agave attenuata e a Philodendron bipinnatifidum em três praças. Ademais, verificou-se que a maioria dessas plantas potencialmente tóxicas usadas na ornamentação desses espaços apresentam fácil acesso para pessoas e animais, representando um risco a saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.