LEVANTAMENTO DE PLANTAS COM POTENCIAL TÓXICO UTILIZADAS NA ORNAMENTAÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SANTA CATARINA

Autores

  • Maria Eduarda Dalmolin Rehrig Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Luísa Ellen Folmer Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Edmilson Rodrigo Daneze Unoesc/Professor

Resumo

Levantamentos e catalogação de plantas ornamentais com potencial tóxico usadas na ornamentação de ambientes públicos possibilita tanto a prevenção de intoxicações como a auxiliar em melhores planejamentos paisagísticos de espaços públicos futuros. Assim, o objetivo deste projeto foi verificar a ocorrência de plantas com potencial tóxico utilizadas na ornamentação de praças públicas do município de São Miguel do Oeste-SC. De um total de dez praças ou espaços verdes públicos, duas praças não possuíam calçamento, arborização ou vegetação de ornamentação, e em uma praça e no espaço verde não foram encontradas plantas com potencial tóxico utilizada como ornamentação. Nas demais seis praças foram identificadas 17 espécies de plantas com potencial tóxico usados na ornamentação, distribuídas de forma aleatória entre as praças. As mais comumente encontrada foram a Cycas revoluta em quatro praças e a Chlorophytum comosum, a Agave attenuata e a Philodendron bipinnatifidum em três praças. Ademais, verificou-se que a maioria dessas plantas potencialmente tóxicas usadas na ornamentação desses espaços apresentam fácil acesso para pessoas e animais, representando um risco a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Dalmolin Rehrig, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Acadêmica do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus São Miguel do Oeste.

Luísa Ellen Folmer, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Acadêmica do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Rehrig, M. E. D., Folmer, L. E., & Daneze, E. R. (2023). LEVANTAMENTO DE PLANTAS COM POTENCIAL TÓXICO UTILIZADAS NA ORNAMENTAÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SANTA CATARINA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 8, e32782. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/32782

Edição

Seção

Área das Ciências Agrárias – Artigos