O ABANDONO DIGITAL: A (IM) POSSIBILIDADE DE ENSEJAR A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PAIS

Autores

  • Mateus Borges de Oliveira UNOESC - São Miguel do Oeste
  • Alexandra Vanessa Klein Perico

Resumo

O presente trabalho aborda o abandono digital, um ponto sobre a tecnologia, que é intrínseca à sociedade e cada vez mais se insere para ficar na vida das famílias, principalmente na das crianças e adolescentes. O uso da tecnologia pode gerar conhecimento, entretenimento e diversão, entretanto traz sérios perigos para aqueles que usam de forma desvigiada e também para terceiros. Nisso se apresenta a utilização dos meios digitais pelas crianças e adolescentes, os quais se não tiverem a atuação dos pais, acabam por ficar suscetíveis a atos que causem danos, físico ou psíquicos a si ou a outrem. O objetivo é apresentar se o abandono digital pode ensejar a responsabilidade civil dos pais, o qual é feito por meio de pesquisas acerca dos atributos advindos da autoridade parental. Para isso é utilizada a metodologia bibliográfica e materiais da internet. Por corolário do estudo, é concreto que a inexecução de atributos de autoridade e cuidado, que competem aos pais, possibilita a sua responsabilização civil.

Palavras-chave: Abandono digital; Criança e Adolescente; Proteção Integral; Poder Familiar; Dever de Cuidado; Responsabilidade Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-27

Como Citar

Borges de Oliveira, M., & Vanessa Klein Perico, A. (2023). O ABANDONO DIGITAL: A (IM) POSSIBILIDADE DE ENSEJAR A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PAIS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e32507. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/32507

Edição

Seção

Área da Ciência Jurídica – Resumos