KARATÊ, DANÇA, ATLETISMO E TÊNIS DE MESA - MODALIDADES DO PROJETO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA ESCOLAR QUE CONTRIBUEM COM A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Autores

  • Sandra Fachineto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Evandro da Silva
  • Aline Machado de Oliveira
  • Gabrieli Marisa Vidor Wolfart
  • Lucas Bortolini
  • Felipe Gabriel Fontella Sherer

Resumo

Introdução: A prática de modalidades esportivas para crianças e adolescentes proporciona a melhora de várias habilidades motoras além da importante vivência do esporte que também contribui no desenvolvimento cognitivo e social.  O projeto de iniciação desportiva escolar - PIDE foi idealizado pela Fundação Catarinense de Esporte - FESPORTE e é executado pelo Curso de Educação Física em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste. Os acadêmicos do Curso de Educação Física atuam como monitores esportivos, sob supervisão de um profissional da área e da coordenadora do PIDE, professora Sandra Fachineto. A disponibilidade de um programa de iniciação desportiva para crianças e adolescentes é um ótimo meio para distanciar crianças dos problemas sociais, incentivar a prática da atividade física, estimular a busca pelo desporto e até mesmo encontrar talentos. O conteúdo trabalhado busca introduzir todos os alunos dentro do esporte, promovendo a iniciação de todas suas modalidades estabelecendo uma ótima base para ser aprimorada e aperfeiçoada em sua continuidade. Objetivo:  Objetivou - se a partir do projeto PIDE implementar e incentivar a iniciação desportiva em crianças e adolescentes da região de São Miguel do Oeste. Oportunizar o acesso de crianças e adolescentes a prática dessas modalidades individuais buscando promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais. Método: Karatê: 20 (vinte) alunos com idades de 10 (dez) a 16 (dezesseis) anos são atendidos. Para o desenvolvimento das aulas são utilizados os seguintes métodos: trabalho para desenvolver as bases de deslocamento; execução das defesas; execução de ataques com mãos e pés; treinamento em duplas; treinamento em grupo; desenvolvimento das habilidades individuais e o entrosamento geral do grupo. Usam-se os método global,  parcial e misto para ensinar os fundamentos do Karatê. Atletismo: Participam do atletismo 27 (vinte e sete) alunos com idades de 10 (dez) a 16(dezesseis) anos. Durante as monitorias são ensinadas e aplicadas técnicas para a realização das provas de atletismo. Primeiramente é realizada a introdução com explicação das técnicas e demonstração. Posteriormente realizam-se atividades parciais a fim de familiarizar os movimentos e, quando apresenta - se assimilação dos alunos, realiza-se também a execução das provas através do método global. Tênis de mesa:   Estão envolvidos na modalidade 23 (vinte e três) alunos com idades de 10 (dez) a 16 (dezesseis) anos. Trabalham-se os fundamentos básicos da modalidade e a partir deles aprimoram-se seus movimentos. Também se introduz  as regras e equipamentos, posicionamentos e empunhaduras do tênis de mesa. São ministrados exercícios para melhorar o tempo de reação, a execução das defesas; execução de ataques; treinamento em duplas; desenvolvimento das habilidades individuais e o entrosamento geral do grupo. Dança: O grupo participante conta com um total de 21 alunos, sendo três (3) meninos e dezoito (18) meninas com idades entre dez (10) a quatorze (14) anos. Nas aulas são utilizados principalmente demonstrações visuais para melhor assimilação dos alunos, sendo orientados de forma oral também.  Nas desenvolve-se a lateralidade, noção espacial, trabalhando o cognitivo e afetivo já que convivem e realizam todas as atividades em grupo durante toda a aula. Também é usado principalmente o método global de ensino, sendo utilizado o método parcial apenas quando apresentam dificuldade de aprendizado nos movimentos das coreografias. Para o desenvolvimento das aulas são utilizados colchonetes, tatames e demais materiais disponíveis no local. A dança por sua vez, desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e também serve para fortalecer a musculatura.  Por ser bastante visual e de entrosamento, melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e motivação.   Resultados: Os resultados podem ser expressados a partir da observação da evolução dos alunos, além de aumentar a cada semana o número de integrantes. É perceptível a evolução das crianças dentro dessas modalidades. O desenvolvimento das habilidades gradualmente se expressa na execução das atividades propostas. Conclusão:  Notoriamente, estamos motivados em contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes da rede municipal/estadual de Educação, além de desafiar crianças e adolescentes a experimentar situações, expressar comportamento e valores, além de proporcionar vivenciar a área de atuação do Profissional da Educação Física no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Sandra Fachineto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do curso de Educação Física e de Fisioterapia da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Fachineto, S., da Silva, E., Machado de Oliveira, A., Marisa Vidor Wolfart, G., Bortolini, L., & Gabriel Fontella Sherer, F. (2022). KARATÊ, DANÇA, ATLETISMO E TÊNIS DE MESA - MODALIDADES DO PROJETO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA ESCOLAR QUE CONTRIBUEM COM A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SÃO MIGUEL DO OESTE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e32137. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/32137

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Resumos expandidos