ATIVIDADES INTEGRATIVAS COMO SUPERAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E DO HUMANO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
A fragmentação do conhecimento está presente em toda a formação do indivíduo, desde a educação básica ao ensino superior, na medida em que os conhecimentos são ministrados isolados. Compreender como e porque esse processo acontece é de fundamental importância para que possamos repensar a educação como um todo. Diante disso o trabalho teve como objetivo evidenciar as compreensões das atividades integrativas, por parte de acadêmicos, egressos e professores expondo seus principais limites e desafios encontrados, além de expor os principais argumentos teóricos descobertos e demais encaminhamentos. A presente pesquisa contou com a participação de 05 professores, 25 acadêmicos e 10 egressos. Embora percebeu-se o reconhecimento, por parte dos entrevistados, das atividades integrativas como momento importante na formação do futuro docente, foi possível ter a percepção de que há muito o que ser desenvolvido nas atividades para que estas possam evoluir no decorrer do processo que visa uma interdisciplinaridade no curso. Os egressos entrevistados ressaltaram o valor significativo que as atividades integrativas agregaram a sua formação. Isto fica evidente quando comparamos as respostas dos mesmos a dos acadêmicos que acreditam que integrar disciplinas e/ou conteúdos podem auxiliar no processo de formação. Quanto aos professores, foi possível perceber que eles buscam tornar-se o processo de ensino e aprendizado mais diversificado, e visam aproximar as disciplinas para que desta forma possa-se ter uma formação integral do futuro docente. Desta forma pode-se considerar a integração como um momento de organização e estudo dos conteúdos das disciplinas, tendo consciência que as atividades integrativas são consideradas uma etapa necessária para a interdisciplinaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.