AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DE 3 À 6 ANOS: MOTRICIDADE FINA E MOTRICIDADE GLOBAL

Autores

  • Daniel Nunes Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dara Claudia de Oliveira Ferrasso

Resumo

Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser parte de um novo grupo social: a escola. Este novo ambiente exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais. Avaliar os elementos que permeiam a motricidade infantil é uma das maneiras de nortear ações pedagógicas correspondentes à capacidade de realização de tarefas motoras de crianças. Diante disso o estudo teve como objetivo saber se atualmente, a idade motora das crianças nas valências: motricidade fina e motricidade global, estão de acordo com sua idade cronológica. A amostra do presente estudo contou com 03 alunos da educação infantil do município de Maravilha – SC, na faixa etária de 3 à 5 anos. Frente aos resultados alcançados, foi possível perceber que as crianças, de maneira geral, possuem idade motora igual a sua idade cronológica na valência motricidade global. Porém na valência motricidade fina, as mesmas apresentaram, em sua maioria, idade motora abaixo de sua idade cronológica. Diante disso conclui-se que faz-se necessário trabalhar, de maneira lúdica, vivências que possam proporcionar um melhor desenvolvimento motor na valência motricidade fina.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Nunes, D., & Claudia de Oliveira Ferrasso, D. (2022). AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS DE 3 À 6 ANOS: MOTRICIDADE FINA E MOTRICIDADE GLOBAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e30621. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/30621

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Resumos expandidos