A ESTRATÉGIA DE UMA INDÚSTRIA DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA PARA INSERÇÃO NO MERCADO EXTERNO
Resumo
A internacionalização reflete diretamente na produtividade, pois permite negociações entre vários países e percebe-se ser uma alternativa para enfrentar a concorrência e fazer uso das transformações tecnológicas. A participação de empresas brasileiras nesse cenário aumentou após o governo implantar incentivos fiscais e creditícios às exportações, pois até então tinha-se dificuldade em virtude da burocracia e altos impostos praticados. O Brasil é fortemente atuante no MERCOSUL, o que auxilia as empresas brasileiras no acompanhamento das flutuações do mercado e as variações cambiais, podendo utilizar-se de estratégias para inserir-se no comércio internacional.Diante deste contexto levantou-se o problema desta pesquisa: Como a evolução da empresa possibilitou a abertura do mercado internacional? Para nortear o estudo, atribuiu-se o objetivo geral: Entender como a evolução da empresa Torfresma possibilitou a abertura do novo mercado. O estudo caracterizou-se como estudo de caso exploratório de caráter qualitativo e descritivo, quanto a técnica de análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo, por meio de entrevista, com ocupante de um cargo chave na organização, encarregado do comércio internacional.
Palavras-chave: Câmbio. Comércio exterior. Estratégia de Crescimento
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