A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE FABRIL
Resumo
O presente trabalho analisou a qualidade da comunicação organizacional no setor produtivo de uma indústria de grande porte, à partir do levantamento de informações e percepções dos colaboradores da área fabril. Na revisão da literatura buscou relacionar ganhos de produtividade com a qualidade da comunicação. O método de pesquisa para o levantamento de dados foi a observação, entrevistas não roteirizadas e subsequente criação de quesitonário à ser aplicado entre os colaboradores do setor de produção. A abordagem escolhida foi a qualitativa. Foram aplicados um total de 58 questionários com perguntas que abordaram assuntos pertinentes à comunicação intersetorial e intrasetorial, objetivando descobrir, sob a perspectiva dos respondentes, onde aconteciam falhas, ruídos ou momentos em que a comunicação simplesmente não acontecia. Entre os resultados encontrados, observou-se diferentes níveis de insatisfação em relação ao nível e quantidade de informações advindas dos setores tático e estratégico da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.