RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCERS DIGITAIS SOB A ÓTICA DO DIREITO DO CONSUMIDOR: OS LIMITES ENTRE A PUBLICIDADE E A RESPONSABILIDADE CONSUMERISTA

Autores

  • Rodrigo Otávio Cruz e Silva Unoesc
  • Tamara Tibolla Rodrigues

Resumo

O crescimento da sociedade informacional juntamente com a alteração dos hábitos de consumo e o avanço do alto consumo digital que aprimora as técnicas de marketing e vendas gerando ao direito uma necessidade de avanço e aperfeiçoamento de seus conceitos tradicionais. Ainda o surgimento de um novo profissional, os influencers digitais, indivíduos com grande relevância e influencia no mundo digital e nas decisões de compra de seu público, buscamos identificar quais responsabilidades civis que podem ser aplicadas a estes profissionais nas relações consumeristas, ao analisar o surgimento deste profissional e sua atuação nas plataformas digitais, identificando quais responsabilidades jurídicas podem ser enquadradas perante a atuação bem como entender a interpretação dos órgãos regulatórios brasileiros em relação à construção de uma jurisprudência. Para alcançar o objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa através da técnica bibliográfica e documental. Conclui-se que não há atualmente uma jurisprudência estabelecida para a publicidade realizada pelos influenciadores digitais, o que há doutrinariamente é a analogia destes agentes comerciais a outros cuja a atuação não é tão atual e inovadora.

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Silva, R. O. C. e, & Tibolla Rodrigues, T. (2022). RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCERS DIGITAIS SOB A ÓTICA DO DIREITO DO CONSUMIDOR: OS LIMITES ENTRE A PUBLICIDADE E A RESPONSABILIDADE CONSUMERISTA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 7, e30481. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/30481

Edição

Seção

Área da Ciência Jurídica – Artigos