PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA ATIVIDADE DE COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE PINHALZINHO – SC.
Resumo
A contabilidade foi vista durante muito tempo como um sistema de informações tributárias, mas sua função está muito além, ela representa uma ferramenta necessária para a gestão dos empresários com informações precisas que contribuem no processo de tomada de decisão de maneira eficiente. O objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar e compreender a percepção dos gestores das micro e pequenas empresas da atividade de comércio do município de Pinhalzinho em relação ao profissional contábil. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 23 questões, aplicado a todas as micro e pequenas empresas da atividade de comércio do município de Pinhalzinho – SC. A pesquisa se enquadra pelo método descritivo e os dados foram apresentados por meio de análise qualitativa que visa explorar e entender as percepções dos respondentes. Os resultados obtidos indicam a evolução do profissional contábil na forma de prestar os serviços as empresas. Sua importância foi observada de modo significativo nas empresas, com a valorização das atividades desenvolvidas e a contribuição das informações na tomada de decisão.
Palavras-chave: Profissional contábil. Gestores. Percepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.