LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) E SUAS APLICAÇÕES NO ÂMBITO CONTÁBIL: DESAFIOS PARA COM OS CONTABILISTAS DOS MUNICÍPIOS DE PINHALZINHO, SAUDADES, MODELO E NOVA ERECHIM DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Resumo
Com o avanço da tecnologia e a grande quantidade de informações processadas no mundo moderno, o sigilo de dados pessoais e dados sensíveis tornou-se cada vez mais importante e necessário. O objetivo principal desta pesquisa consiste em identificar as principais mudanças e dificuldades que os escritórios de contabilidade encontraram com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A coleta dos dados se deu por meio de pesquisa de levantamento realizada através de um questionário online via Google Formsenviado através de endereço eletrônico,que obteve a participação de 22 respondentes. Os principais achados durante o desenvolvimento da pesquisa apontam que o contador deve manter o sigilo dos dados, como já destaca o código de ética profissional. A partir da implementação da legislação, deve aplicar as mudanças que são exigidas, buscando garantir a segurança dos dados dos titulares, informando-os de forma correta, em especial, sobre a finalidade do tratamento, seu procedimento e forma de descarte dos dados que serão utilizados. Outrossim, é importante que os escritórios realizem a contratação ou indicação de um profissional contábil responsável que exercerá as funções tratadas e exigidas pela LGPD.
Palavras-chave: Lei Geral de Proteção de dados. Escritórios de Contabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.