AVALIACÃO DO EMPREGO DAS MEDIDAS DE BIOSSEGURIDADE NA PRODUÇÃO DE SUINOS EM PROPRIEDADES RURAIS DO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a porcentagem de propriedades produtoras de suínos da região Oeste de Santa Catarina que estão cumprindo as medidas de biosseguridade. A metodologia adotada consistiu na aplicação de um questionário pré-definido e visitas às propriedades para coleta de dados. O levantamento realizado mostrou que a maioria das granjas estão cumprindo com a totalidade das medidas de biosseguridade, evitando que agentes infecciosos possam prejudicar a sanidade do rebanho e a economia do setor. É de extrema importância a elaboração de um plano de biosseguridade adaptado para cada propriedade levando em consideração as características da granja e seus desafios sanitários, visando proporcionar um menor risco de contaminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.