AUTONOMIA DECISÓRIA DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS EM SÃO MIGUEL DO OESTE: UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE AS DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE
Resumo
A autonomia decisória e a morte digna ensejam um amplo e relevante debate científico. O presente trabalho discorre sobre os principais conceitos relacionados às Diretivas Antecipadas de Vontade. O objetivo geral da pesquisa é verificar se os pacientes oncológicos de São Miguel do Oeste, Santa Catarina conhecem o referido instituto, bem como se exercem ou gostariam de exercê-lo. Assim, o texto buscou respostas para a questão: as Diretivas Antecipadas de Vontade são conhecidas pelos pacientes que se submetem a tratamentos oncológicos em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, e, caso sejam, eles o exercem ou gostariam de exercê-lo? Com o fito de perquirir os objetivos propostos, utilizou-se o método indutivo, com enfoque quantitativo e qualitativo. Além da concatenação de importante levantamento bibliográfico que dá sustentação ao trabalho, chegou-se aos seguintes resultados: 63 pacientes foram entrevistados, 46% desconheciam cuidados paliativos e 75% desconheciam as Diretivas Antecipadas de Vontade, do total, apenas 36% gostariam de exercer esse direito. Das 16 pessoas que conhecem as Diretivas Antecipadas de Vontade, 14 manifestaram interesse em fazê-lo. Conclui-se que uma discussão mais ampla do assunto, bem como a positivação do direito, interessa à grande parte da população, resultando em melhores condições para paciente e família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.