UMA ANÁLISE ACERCA DOS IMPACTOS OCASIONADOS PELA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS FALSAS NO ÂMBITO POLÍTICO NACIONAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos ocasionados pela propagação de informações e notícias falsas no âmbito político nacional. Dessa forma, buscou-se estudar como a divulgação de notícias pela internet sem qualquer confirmação de veracidade afeta a visão da população acerca do sistema e dos representantes políticos do país. O problema colocado em discussão é a análise sobre o estabelecimento de limites e leis mais rígidas para frear a propagação de notícias falsas pela internet, que possuem o potencial de influenciar toda esfera política e eleitoral. Para a realização desse estudo foi utilizado o método indutivo. Quanto à metodologia utilizada, o estudo foi desenvolvido a partir de dados reconhecidos cientificamente e de bases confiáveis, procedendo-se busca doutrinária/documental, no intuito de compilar ideias que explicitem o tema e que corroborem o problema, dando embasamento teórico profundo à pesquisa. Por fim, conclui-se que as notícias falsas merecem atenção na sociedade atual, principalmente quando envolvem questões eleitorais, pois podem influenciar no pleito e definir as eleições. Os mecanismos criados pelas redes sociais devem ser reforçados por uma legislação competente para tratar do assunto e desenvolver cada vez mais formas seguras para diminuir ao máximo as consequências negativas causadas pela desinformação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.